A freguesia de São Joaninho situa-se a norte do concelho de Santa Comba Dão.
Destaque para a existência de duas cartas de doação do século X referentes a esta freguesia: uma datada de 974, assinada por Oveco Garcia, senhor desta região e outra assinada por Múnicio Gonçalves datada de 985.
Pode-se falar de uma presença cristã nesta área geográfica, anterior ao século X, uma vez que são referidas doações de bens com fins espirituais e lugares de culto com edificações para a permanência de monges que cultivavam e ensinavam a cultivar a terra.
A imagem inicial do Padroeiro São João Baptista seria bastante pequena, pelo que, o povo começou a chamá-lo São Joaninho, nome que perdurou. Os referidos documentos apresentam referências a São João e outros lugares, aquando da descrição dos limites da “ Vila de Santa Comba “. A freguesia de São Joaninho fez parte do concelho do Couto do Mosteiro até à sua extinção, no ano de 1836, e da comarca de Tondela. Foi, posteriormente, integrada no concelho e comarca atuais. No ano de 1881, passou da Diocese de Coimbra para a Diocese de Viseu.
As várias povoações que compõem a freguesia mostram o património cultural e arquitetónico de São Joaninho. Existem lagaretas do período Luso-Romano e pequenos lagares com uso ainda nos séculos XII e XIII. Como património edificado, destaque-se a Igreja Matriz datada do século XVI ou XVII com fachada de estilo neoclássico; a Capela de Nossa Senhora de Lurdes; os Solares do Oitão e dos Picanços, situados em Vila Pouca, com brasão; a Capela de São Sebastião e Cruzeiro, em Vila Pouca e a Capela de Santo Estevão, em Casal Bom.
©2020 · IDStudies · Todos os direitos reservados